Featured
Sobre o ebook intitulado “SBU 40 anos : uma visão por meio de seus gestores (1983-2023)”: primeiras aproximações

Sobre o ebook intitulado “SBU 40 anos : uma visão por meio de seus gestores (1983-2023)”: primeiras aproximações

Micro-resenha Maria de Lourdes Pinto de Almeida – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8515-2908Rodrigo Pivetta Werlang – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1580-9569 É com imenso prazer que trazemos para esta nota de leitura uma micro resenha sobre o e-book intitulado: “SBU 40 anos: uma visão por meio de seus gestores (1983-2023)“, organizado pelo Prof. Dr. Gildenir Carolino Santos e lançado em 17 de dezembro de 2024 no auditório da Biblioteca Central da Unicamp. Segundo seu organizador, este livro tem como objetivo elaborar um panorama do Sistema de…

Read More Read More

Featured
Mobilidade acadêmica e internacionalização: a experiência da UFSJ com o Programa de  Tutoria Social Voluntária

Mobilidade acadêmica e internacionalização: a experiência da UFSJ com o Programa de  Tutoria Social Voluntária

Notas de Leitura Lara Carlette Thiengo – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3593-4746 Caros(as) leitores(as). Em tempos de ‘’glorificação’ da internacionalização acadêmica para os centros de pesquisa mundiais com reputação mais proeminente ou melhor ranqueado, gostaria de destacar um artigo que incita a reflexão do processo de internacionalização de forma mais ampla a partir de experiência em uma universidade mineira. O texto tem como título “Mobilidade   Acadêmica   e   Internacionalização:  a experiência da UFSJ com o Programa de Tutoria Social Voluntária”, de autoria de Paula…

Read More Read More

Featured
Ainda somos necessários? a Inteligência Artificial na busca científica

Ainda somos necessários? a Inteligência Artificial na busca científica

Notas de Leitura Daniel Calbino – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8260-6126 Em janeiro de 2023, recebi a ligação de uma grande amiga informando sobre uma novidade que poderia nos afetar profissionalmente. Dizia ela, em tom eufórico: – Nossa vida de elaboradores de provas de concursos públicos está acabada. Acabei de acessar um software que faz “tudo”. Pedi para ele (prompt) elaborar cinco questões de um tema, e ele não gastou um minuto! O software, que se tratava de inteligência artificial, era o ChatGPT,…

Read More Read More

O valor das Bibliotecas no processo de inclusão

O valor das Bibliotecas no processo de inclusão

Notas de Leitura Luísa Haddad Labello – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3706-1996 O artigo intitulado “Bibliotecas enquanto espaços de Inclusão para pessoas com Síndrome de Down”, publicado na RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, foi escrito por três pesquisadoras que permeiam desde a área de biblioteconomia e Informação até a Medicina Social, permitindo que a relação entre os temas centrais do texto: “biblioteca” e “inclusão”, especificamente para pessoas com Síndrome de Down, fosse abordada no seu mais completo sentido.            …

Read More Read More

“Biblioteca da escola e competência leitora”

“Biblioteca da escola e competência leitora”

RIBEIRO, Sara Dieny Chaves; GERLIN, Meri Nádia Marques; OLIVEIRA, Vânia Célia de. O desenvolvimento da competência leitora na biblioteca da escola: recuperação da informação e promoção da leitura crítica na era digital. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, e024003, 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8673358 Luísa Haddad Labelloe-mail: luisahlabello@gmail.com   O artigo intitulado “O desenvolvimento da competência leitora na biblioteca da escola: recuperação da informação e promoção da leitura crítica na era digital”, publicado na Revista Digital…

Read More Read More

Nota Informativa de Eventos na UNICAMP –

Nota Informativa de Eventos na UNICAMP –

O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos, vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, propõe, por meio do referido evento (II Encontro de Editores de Periódicos Científicos da UNICAMP), buscar a atualização do seu conjunto de periódicos e seus editores, na realização de palestras proporcionando a integração e atualização de informações relevantes e atualizadas no campo da editoração científica.

Notas de Leitura

Notas de Leitura

Para aqueles/aquelas que pretendem acessar uma análise mais expandida desta pesquisa original e extremamente necessária no nosso meio universitário, acessem o volume 11 da Revista Internacional de Educação Superior.  Nesta nota de leitura pretendemos apenas apresentar as ideias principais trazidas pelas autoras e destacadas neste debate de extrema relevância para a Pedagogia Universitária e para as Políticas de Formação Docente na Educação Especial.

Ciência de Dados “na prática” para profissionais da informação

Ciência de Dados “na prática” para profissionais da informação

Francisco Foz Universidade Estaduaal Esse texto poderia ser mais prático do que ele realmente é. Mas novamente, ele não deixará de ter seu valor. Há algumas semanas atrás eu publiquei o texto: Trabalhando como um Bibliotecário de dadosNão se engane pelo título, esse texto é mais teórico do que prático… Mas não por isso ele tem menos valor.franciscofoz.medium.com Resumindo o livro: No qual acreditei ter sido válido a leitura, apenas pela curiosidade geral do tema. Já no texto de hoje,…

Read More Read More

Trabalhando como um Bibliotecário de dados

Trabalhando como um Bibliotecário de dados

Francisco Foz Universidade Estadual de Campinas Não se engane pelo título, esse texto é mais teórico do que prático… Mas nem por isso, ele tem menos valor. Desde que me formei em Biblioteconomia, venho pesquisando e estudando a respeito da intersecção entre ela e a área de Dados. Essa “nova especialização” tem um nome: Biblioteconomia de dados Ou “Data librarianship” (caso vá pesquisar em inglês). Mesmo que o termo tenha sido citado pela primeira vez em torno da década de 1960, foram nos…

Read More Read More