O valor das Bibliotecas no processo de inclusão

O valor das Bibliotecas no processo de inclusão

Notas de Leitura

Luísa Haddad Labello – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3706-1996

O artigo intitulado “Bibliotecas enquanto espaços de Inclusão para pessoas com Síndrome de Down”, publicado na RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, foi escrito por três pesquisadoras que permeiam desde a área de biblioteconomia e Informação até a Medicina Social, permitindo que a relação entre os temas centrais do texto: “biblioteca” e “inclusão”, especificamente para pessoas com Síndrome de Down, fosse abordada no seu mais completo sentido.

            De modo geral, o objetivo do texto foi apresentar, a partir dos resultados de uma pesquisa, o entendimento dos bibliotecários sobre os mais variados serviços e produtos informacionais disponíveis para pessoas com Síndrome de Down, na cidade de São Carlos, localizada no interior do Estado de São Paulo. Escrito com uma linguagem simples, clara e objetiva, o artigo pode ser lido pelos mais variados públicos.

            Já na introdução do texto, as autoras abordam dois pontos de extrema importância para o embasamento no assunto: a definição de função social da biblioteca e a definição de “pessoas com deficiência”, em um primeiro momento, de modo mais genérico, até chegar ao conceito bastante claro de “Síndrome de Down”, ressaltando que esta não é uma doença, mas sim uma condição presente desde o nascimento devido a um erro genético.

            Na breve seção de “Metodologia”, as autoras descrevem o modo como a pesquisa foi realizada para então se aprofundarem nos resultados e nas discussões dos dados coletados. Primeiramente, foram apresentados os seguintes pontos a respeito das respostas dos bibliotecários que participaram do estudo: grau de escolaridade, com o intuito de mostrar o interesso desses profissionais em dar continuidade aos estudos; local de trabalho (bibliotecas públicas ou privadas, escolares ou municipais); se esses profissionais já tiveram contato com pessoas com Síndrome de Down dentro ou fora do ambiente de trabalho e se já prestaram serviço informacionais a pessoas com Síndrome de Down, sendo constatado um número mínimo de bibliotecários que realizaram esse trabalho; o elevado interesse dos profissionais em conhecer e entender melhor essas necessidades, o que, segundo as autoras, demonstram um compromisso com a inclusão e a acessibilidade, demonstrado a real necessidade em se investir em programas de capacitação para assegurar que os bibliotecários possam oferecer serviços inclusivos de excelência. Desse modo, a leitura atenta da seção de “resultados e discussão’ permite, além de uma noção quantitativa a respeito dos pontos destacados anteriormente, a noção de heterogeneidade a respeito da familiaridade dos bibliotecários com o tratamento dessas pessoas no que concerne a sua principal função no trabalho de gerenciar, organizar e disponibilizar informações. Ao final da seção, as autoras reforçam, então, a importância em se promover o estudo, o debate e a reflexão sobre o atendimento as pessoas com Síndrome de Down para que se possa oferecer um serviço inclusivo e de qualidade.

            O que torna esta pesquisa extremamente relevante do ponto de vista social é que, além das respostas, os participantes deram sugestões bastante valiosas sobre como o aperfeiçoamento e aprofundamento do assunto pode ser feito, se levarmos em consideração que esses sujeitos possuem uma noção sobre as bibliotecas que vai além da teoria, pois  já trabalham e atuam, na prática, nesses locais, trazendo uma grande esperança sobre as questões de inclusão, oportunidade, acessibilidade e justiça social que transcende a cidade de São Carlos, local onde a pesquisa foi realizada, abarcando os quatro cantos do Brasil.

Referência

GRACIOSO, Luciana de Souza; GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; MERICHELO, Paula Maria Pereira. Bibliotecas enquanto espaços de inclusão para pessoas com Síndrome de Down. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 23, e025003, 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8677233.

Como citar este post:

LABELLO, Luisa Haddad. O valor das Bibliotecas no processo de inclusão. [Notas de leitura]. Blog PPEC, Campinas, SP, v.9, e025004, mar. 2025. Disponível em:   Acesso: dd mm aaaa.

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