Revista Internacional de Educação Superior [RIESup] bilíngue: Publicação na língua franca da ciência

Revista Internacional de Educação Superior [RIESup] bilíngue: Publicação na língua franca da ciência

José Camilo dos Santos Filho Maria de Lourdes Pinto de Almeida Esta breve reflexão sobre a importância e necessidade de se publicar na língua franca da ciência da atualidade nos remete a pensar sobre a presença desse conceito e dessa realidade ao longo da história da humanidade, como forma de facilitar a comunicação oral e escrita entre diferentes nações, por razões políticas, comerciais, culturais ou científicas.  Na medida em que as diferentes tribos humanas foram se dispersando no planeta e…

Read More Read More

O PPEC adotará a nova atualização do software Open Journal Systems 3.0 (OJS) a partir de março de 2018

O PPEC adotará a nova atualização do software Open Journal Systems 3.0 (OJS) a partir de março de 2018

Gildenir Carolino Santos Isabela Doraci C. M. Xavier     O Open Journal System (OJS) é um software gratuito de gerenciamento de publicações de revistas eletrônicas de acesso aberto, desde o processo de submissão e avaliação on-line, até a publicação de Portal (ou Periódico único), desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP). Foi traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e adotou o nome de SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) em todo Brasil…

Read More Read More

Educação física escolar e a produção acadêmica da revista Conexões

Educação física escolar e a produção acadêmica da revista Conexões

Por Edivaldo Góis Junior Dulce Inês Leocádio Por dois anos consecutivos, a revista “Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde” foi o periódico mais acessado no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da UNICAMP. A explicação para este sucesso de público reside no fato de que a divulgação científica tem dois objetivos diferenciados: o primeiro é comunicar as últimas descobertas sobre determinado campo de conhecimento para seus pares por meio de uma linguagem especializada e inacessível ao grande público; o outro,…

Read More Read More

Artigo sobre o conceito reinterpretado do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu é destaque na Revista Internacional de Educação Superior

Artigo sobre o conceito reinterpretado do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu é destaque na Revista Internacional de Educação Superior

Por Maria de Lourdes Pinto de Almeida Se faz mister destacar a importância deste artigo escrito pela Profa Dra Ione Ribeiro Vale, docente pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que traz um debate sobre a teoria de dois sociólogos, um do século XIX – Emile Durkheim– e outro do século XX – Pierre Bourdieu, no texto “Um conceito reinterpretado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu” que traz uma reflexão sobre…

Read More Read More

Artigo na RDBCI aborda ética profissional, deontologia e organização sindical na biblioteconomia brasileira

Artigo na RDBCI aborda ética profissional, deontologia e organização sindical na biblioteconomia brasileira

Por Jacqueline Messias dos Santos Desde que foi implementado o método de publicação Ahead of Print [AOP], a RDBCI tem conseguindo alcançar um grande número de acessos já nas suas versões prévias dos seus artigos. Dessa forma, na primeira edição de 2018 o artigo “Ética profissional, deontologia e sindicalismo na biblioteconomia brasileira”, de Jessé Albino Santana e Jefferson Veras Nunes, se destacou, até o presente momento, pelas estatísticas que indicam a sua procura. O artigo aborda o bibliotecário como profissional,…

Read More Read More

Artigo publicado na LIAMES – Línguas Indígenas Americanas traz importante contribuição de descrição linguística de língua indígena em avançado estágio de extinção

Artigo publicado na LIAMES – Línguas Indígenas Americanas traz importante contribuição de descrição linguística de língua indígena em avançado estágio de extinção

Por Angel Corbera Mori O artigo mais acessado da LIAMES-Línguas Indígenas Americanas, no ano de 2017, foi “O warázu do Guaporé (tupi-guarani): primeira descrição linguística” de Henri Ramirez; Valdir Vegini e Maria C. V. de França, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O trabalho representa uma primeira descrição linguística do warázu, uma língua da família tupi-guarani falada pelos warazúkwe, povo indígena que habita certa região localizada na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O warázu é uma língua…

Read More Read More

Artigos publicados na Labor & Engenho falam sobre infraestrutura verde e telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano

Artigos publicados na Labor & Engenho falam sobre infraestrutura verde e telhados verdes no desenho e desenvolvimento urbano

Por Danielle Thiago Ferreira Gildenir Carolino Santos   A Labor & Engenho, revista vinculada a Faculdade de Engenharia Civil, tem por objetivo difundir a engenharia e a ciência aplicadas ao desenvolvimento regional sustentável, valorizando o trabalho (labor) e a inovação (engenho) resultantes da pesquisa acadêmica ou da experiência profissional, destacando processos produtivos ou culturais que integram sistemas hídricos e territoriais, promovendo a sustentabilidade desses processos e sistemas a partir da conservação do patrimônio e da paisagem visando o desenvolvimento local,…

Read More Read More

Artigo publicado na ETD é destaque com o tema “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil”

Artigo publicado na ETD é destaque com o tema “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil”

Por Mateus Vicente O artigo mais acessado da ETD – Educação Temática Digital – no ano de 2017 foi: “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil” de Elvis Patrik Katz e Andresa Silva da Costa Mutz. Um tema muito discutido em meio às Ciências Humanas, pelo caráter de emergência do assunto. É colocado como objeto central, a escola, mais especificamente a escola como razão de disputa. A instituição escolar…

Read More Read More

Artigo publicado na ETD – Educação Temática Digital fala sobre “Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares no contexto escolar”

Artigo publicado na ETD – Educação Temática Digital fala sobre “Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares no contexto escolar”

Por Gildenir Carolino Santos     Isabela Doraci Cardoso Machado     O artigo “Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar” de Cintia Kath Blank e João Alberto da Silva, discorre sobre uma pesquisa “com docentes participantes do programa Observatório Nacional da Educação, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.” (BLANK; SILVA, 2017). Nessa abordagem, eles procuram…

Read More Read More

ORCID e sua aplicação na Universidade: experiência da UNICAMP

ORCID e sua aplicação na Universidade: experiência da UNICAMP

Por Gildenir Carolino Santos Isabela Doraci Cardoso Machado De acordo com Leif Johansson, em uma publicação no site da Sunset (unidade do Conselho de Pesquisa Sueco), “O ORCID (Open Research and Contributors Identification) é uma organização sem fins lucrativos criada por um grupo de grandes editoras, universidades e sistemas de bibliotecas para estabelecer um identificador universalmente reconhecido para autores científicos.” (JOHANSSON, 2016) O ORCID fornece aos pesquisadores cadastrados um identificador único persistente, formado por um conjunto de 16 caracteres numéricos….

Read More Read More